Menu

ERA-INTERIM

Tutorial de como obter os dados da Reanálise ERA INTERIM:

Elaborado por: Igor Stivanelli Custódio

Abaixo será descrito alguns passos para obter os dados da Reanálise ERAIN:

Figura 1 - Layout do site da Reanálise ERA Interim

1º Passo: Acessar o site da ECMWF e fazer o login:

              Site: http://apps.ecmwf.int/datasets/data/interim-full-daily/
              Após acessar o site acima, é necessário fazer o login para obter os dados, para isso, clicar em 'login', como indicado na Figura 1 com o número (1). Lembre-se, na primeira vez será necessário realizar o cadastro na página, o processo de cadastramento é simples, no entanto, eles encaminham a senha por e-mail. A sua senha virá no e-mail cadastrado e pode demorar até 1 dia para chegar, logo, não deixe para fazer o cadastro na última hora. 

2º Passo: Escolher tipo de nível dos dados:

               A reanálise ERAIN disponibiliza vários tipos de níveis dos dados que você pode explorar na coluna do lado esquerdo, onde está escrito 'Type of Level'. Geralmente, estaremos interessados em dois tipos de níveis dos dados, sendo eles: dados dispostos em níveis de pressão (Pressure levels), marcado com o número (2) na Figura 1; e os dados em superfície (surface), marcado com o numero (3) na Figura 1.

3º Passo: Escolher o período dos dados:

               Após selecionar o tipo de nível desejado, é necessário selecionar o períodos dos dados. Para isso, basta digitar as datas na aba "Select date" no formato ANO-MES-DIA, ou então, podemos selecionar um mês inteiro de um determinado ano (s), na lista "Select a list of months". Se o período desejado for muito grande, e a resolução que for escolhida mais para frente for muito refinada, o site do ERAIN pode dar algum tipo de erro, falando que o arquivo que será gerado vai ficar muito grande. Para contornar isso, o recomendado é baixar em períodos pequenos, por exemplo, de mês em mês.
               Ainda nesta etapa de selecionar o período dos dados, você deve selecionar os horários que deseja (00, 06, 12 e 18 UTC) em "Selec time". Neste passo, você pode baixar apenas um horário ou todos os quatro, fica a critério do usuário.

4º Passo: Selecionar as variáveis:

             (a) Variáveis em superfície:
             Após selecionar o nível de superfície no passo 2, e escolher o período dos dados, é necessário escolher o step do modelo e as variáveis desejadas. Na aba "Select Step', mostrada na Figura 2, você deve selecionar um step do modelo, cada step vai fornecer uma quantidade de variável diferente. O step 0, geralmente, é o mais usado, e fornece variáveis como pressão ao nível médio do mar e temperatura da superfície do mar. Após selecionar o step, basta selecionar as variáveis desejadas e clicar em "Retrive NetCDF" para gerar o dado como ".nc" e abrir diretamente no GrADS.

Figura 2 - Selecionando o step do modelo e algumas variáveis em superfície.

             (b) Variáveis em níveis de pressão:
           Processo é semelhante ao descrito para o nível de superfície. Após selecionar o período dos dados, basta selecionar as variáveis desejadas nos níveis de pressão. Após selecionar as variáveis basta clicar em "Retrive NetCDF" para gerar o dado como ".nc" e abrir diretamente no GrADS.

Figura 3 - Variáveis em níveis de pressão.

5º Passo: Selecionar a área e resolução dos dados

           A Figura 4 ilustra uma parte da página que aparece depois de clicar em "Retrive NetCDF". Nesta página, você pode selecionar uma área específica para os dados, ou deixar na opção "default" que é o globo todo. Também é possível mudar a resolução dos dados, até o momento deste post, a melhor resolução disponibilizada pelo ERAIN é 0,125º de latitude e longitude. 
          Após fazer as mudanças desejadas, basta clicar em "Retrieve now" e esperar o site gerar os dados, quando tiver acabado de gerar, basta clicar no link em vermelho escrito "Download (XX mb)", onde XX representa o tamanho do arquivo, que o arquivo será baixado. 
Figura 4 - Selecionando a área e a resolução desejada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.