Menu

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Anticiclones

Organizado por Leandro Rocha.

(Revisador por: Paulo Moura)


Definição de anticiclone:
- É uma circulação de ventos de larga escala em torno de uma região de alta pressão atmosférica, horária no hemisfério norte e anti-horária no hemisfério sul (NOAA);
- Região de circulação no sentido anti-horário no plano horizontal no Hemisfério Sul que podem se encontrar nos altos, médios e baixos níveis da atmosfera (CPTEC).
Os anticiclones podem ser classificados como subtropicais ou transientes.
- Anticiclones subtropicais ou semipermanentes: persistem durante quase o ano todo entre 25ºS e 45ºS (Sinclair, 1996) e suas posições variam muito pouco ao longo do ano. Ficam mais intensos no inverno, mas ainda sim, por se situarem em região subtropical, têm estrutura quente e, por isso, também são chamados de anticiclones quentes (Fig. 1).


Figura 1: Anticiclone quente. (Fonte: The Weather Prediction)


A seguir, duas figuras que mostram as regiões de alta e baixa pressão em Janeiro (Fig. 2) e Julho (Fig. 3). Verifica-se que os anticiclones subtropicais no hemisfério sul quase não variam de posição durante o ano. Entretanto, no hemisfério norte, devido à presença de uma região continental maior, os anticiclones tem uma variação de posição bem acentuada, chegando até a não existir em determinada época do ano, como é o caso da Alta da Sibéria. Costumamos denominar os anticiclones subtropicais perto da América do Sul de ASAS (Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul) e ASPS (Anticiclone Subtropical do Pacífico Sul).

Figura 2: Distribuição global climatológica de pressão em Janeiro (Fonte: Understanding Weather and Climate 3 ed.).

Figura 3: Distribuição global climatológica de pressão em Julho (Fonte: Understanding Weather and Climate 3 ed.).

Anticiclones transientes ou migratórios: possuem a mesma circulação dos anticiclones subtropicais, mas possuem estrutura fria (Fig. 4), pois, são formados em latitudes mais altas e migram para latitudes mais baixas sempre na retaguarda de uma região frontal.

Figura 4: Anticiclone Frio. (Fonte: The Weather Prediction)

As próximas figuras mostram dois exemplos de anticiclones transientes: um na América do Sul com centro de 1040 hPa (Fig. 5) e outro na América do Norte com centro de 1052 hPa (Fig. 6). 

Figura 5: Carta de pressão ao nível do mar para o dia 28 de Julho de 2007 às 12Z. (Fonte: Marinha do Brasil).

Figura 6: Anticiclone na América do Norte com centro de 1052 hPa (Fonte: Pixshark).

Características e Identificação:

As regiões de anticiclones têm como característica o tempo estável, sem chuva, pois nessas áreas há subsidência do ar, o que inibe a formação de nuvens (Fig. 7). No inverno, essas áreas de tempo aberto favorecem a perda de calor por irradiação, provocando nevoeiros e geadas. Em cartas sinóticas de pressão reduzida ao nível médio do mar, elas podem ser identificadas por isóbaras fechadas com valores de pressão maiores no centro, além da circulação anticiclônica. Em níveis mais altos identifica-se através da circulação (em larga escala) anti-horária do vento para o hemisfério sul e horária para o hemisfério norte. É possível diferenciar também os anticiclones transientes dos subtropicais através da espessura da camada em 1000 hPa e 500 hPa, pois, os anticiclones transientes por serem mais frios apresentam espessura menor (Figura 4). 

Figura 7: Anticiclone perto da costa da Austrália com centro de 1040 hPa (Fonte: NASA, MODIS Rapid Response System)


Além disso, a Equação de Sutcliffe relaciona processos com a tendência de aumento ou diminuição da vorticidade em superfície, assim favorecendo os processos de anticiclogênese ou ciclogênese. A seguir a análise de cada termo para o aumento da anticiclogênese no Hemisfério Sul: 

Figura 8: Análise dos termos da Equação de Sutcliffe.


Referências:

Glossário da AMS: http://glossary.ametsoc.org/

Glossário da NOAA: http://w1.weather.gov/glossary/

Glossário do CPTEC: http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml

Marinha do Brasil: https://www.marinha.mil.br/

Nasa: http://www.nasa.gov/

Pixshark: http://pixshark.com/

The Weather Prediction: http://www.theweatherprediction.com/

Edward Aguado e James E. Burt: 'Understanding Weather and Climate' - 3ªEdição, 592 pp.  - Editora Pearson - 2005 

SINCLAIR MR. 1996.'A climatology of anticyclones and blocking for the Southern Hemisphere'. Mon. Wea. Rev., 124: 245-263.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.